Bom, tudo começou quando tinha uns 10 anos e vim morar em Santa Maria, e meu pai, que estava separado da minha mãe, comprou uma motinho, uma Yamaha Mini Enduro 1973 (se não me engano o ano) de 80cc..
Não sei pq ele comprou, pois meu irmão ainda era muito novinho pra andar de bicicleta..
sempre que eu ia visitar ele em São Luiz Gonzaga (minha cidade natal) ficava andando no pátio da revenda de carros que meu avô tinha, e levava meu irmão na garupa..
no começo ficava com muito medo, pois não tinha muita noção do acelerado, embreagem nem com pedal de marchas..
mas me dei bem com a "motinho"..
nunca caí com ela, e até ensinei alguns amigos a andar nela, mas nem sempre deixava eles anderem muito..hehuehe..

o ciúme era grande..
o tempo passou, e como uma moto qualquer, começou a dar manutenção..
como são motos que dificilmente se vê pelas ruas e tal, encontrar peças era extremamente complicado, até ferramentas para manutenção era dificil ter..
pra se ter uma ideia, os pneus eram 17 dianteiro e 16 traseiro de uso misto e quando o dianteiro arrebentou o talão, tinha que andar com uma bombinha de pneu na mochila, e parar toda vez que o pneu começava a sair do aro..
fui crescendo e meu pai se mudou para o MS, e levou a motinho junto..
lá ela se foi, literalmente..não era mais cuidada..
em 2006 fui visitar ele nas férias do curso técnico, e pra minha surpresa, ela estava horrivel..
me deu uma pena vê-la daquele jeito..
não tinha mais embreagem, nem freios, marchas escapando, amortecedores com vazamentos..
ficou feia mesmo..
agora ele já não tem mais ela, foi vendida, acredito que por uns troco..
infelizmente, pois gostaria de poder ensinar meus filhos a andar de moto nela..
o que me restou dela foram ótimas lembranças na memória e uma foto, quando fikei com ela um tempo aki em Santa Maria..

nessa época eu tava com uns 14 anos..
era boa aquela motinho..

aki como gostaria que ela ficasse:

Editando: encontrei um link com informações da "motinho":
http://www.motosantigas.com.br/galeria_yamaha%20gt80%20bernardo.htm